Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Sam Cassell

Histórico em Florida State
   Vamos relembrar hoje a carreira de um dos grandes armadores dos anos 90 e 2000, jogador versátil e de grande qualidade defensiva. Ao lado de KG tornou o Tiberwolves uma equipe competitiva, hoje iremos falar sobre Sam Cassell.
   Cassell começo sua vida no basquete ainda jovem, jogando no ensino médio por Paul Lawrence Dunbar Comunnity High School, no leste de Baltimore em Maryland. Depois de formado passou um ano no Instituto Central Mayne em Pittsfield, dali foi recrutado pela Universidade de DePaul, mas foi declarado academicamente inelegível pelas normas da NCAA, acabando em San Jacinto College, em Houston no Texas, onde era conhecido como grande cestinha.
   Nas suas temporadas como junior e senior mudou-se para Florida State, sua última temporada foi a melhor, com médias de 18.3 pontos, 4.3 rebotes e 4.9 assistências além de liderar a Conferência ACC em roubos de bola. Florida State chegou até o Elite Eight com um recorde de 25-10, mas foram eliminados por Kentucky.
   Mesmo com o razoável sucesso que teve na NCAA, foi selecionado na 24° posição do Draft de 1993, pelo Houston Rockets. Ele jogou como backup para Kenny Smith, desenvolvendo uma reputação clutch, geralmente estava em quadra no último período de jogos apertados. Nos Playoffs ele foi uma pessoa importante, nas semifinais da Conferência Oeste, no jogo 7 contra os Suns anotou 22 pontos e pegou 7 assistências, e com 7 pontos anotados nos últimos 32 segundos em uma vitória contra os Knicks no jogo 3 das finais.
Duas temporadas, dois anéis
   Em sua segunda temporada recebeu mais minutos, atuando em todos os 82 jogos, e mais uma vez ajudou a equipe a conquistar outro título da NBA, anotando 31 pontos contra o Magic no jogo 3 das finais. Nos seus dois primeiros anos de liga, dois títulos. Na sua terceira temporada foram varridos na segunda rodada dos Playoffs, e Cassell foi trocado pela diretoria que procurava uma estrela para jogar com Olajuwon, Drexler e Smith.
   Cassell foi trocado com mais três jogadores por Charles Barkley, indo jogar pelo Phoenix Suns. O armador chegou e melhorou a equipe, mas com apenas uma temporada e mais 22 jogos foi para o Dallas Mavericks em uma troca por Jason Kidd. Novamente, no meio da temporada, mais uma troca, dessa vez indo para no New Jersey Nets. No final dessa temporada de muitas trocas, Cassell reassinou com os Nets, onde teve médias de 19.5 pontos, 7.6 assistências e 3.1 rebotes.
   Em 1999 foi novamente negociado, dessa vez chegando ao Milwaukee Bucks, onde foi comandado por George Karl e formou um big three com Ray Allen e Glenn Robinson. Em 2001 anotou 40 pontos contra o Bulls, a melhor marca de sua carreira, nessa mesma temporada caiu no jogo 7 das finais da conferência leste contra os Sixers. Com os Bucks atuou por quatro temporadas, depois foi trocado para o Minnesota Timberwolves, chegando em 2003 para viver a sua melhor temporada individual com médias de 19.8 pontos, 7.3 assistências e 3.3 rebotes. Ao lado de Kevin Garnett e Latrell Sprewell formaram o melhor trio da liga, chegando ao melhor recorde da franquia e da Conferência Oeste com 58-24. Na estreia dos Playoffs com os Wolves anotou o recorde de pontos da franquia (40), ele foi fundamental até machucar as costas e ter minutos limitados nas finais de conferência contra os Lakers, culminando na eliminação dos Wolves.
Talvez melhor época da carreira
   Na temporada 2004/05 os Wolves trocaram Cassell por Marko Jaric e Lionel Chalmers, considerada a troca mais desigual da história. Chalmers nunca mais jogou e Jaric foi trocado três temporadas improdutivas. Desde essa troca os Wolves não conseguiram voltar aos Playoffs. O armador teve sucesso nos Clippers, levando a franquia a seu melhor recorde 47-35, chegando aos Playoffs pela primeira vez desde 1997 e chegaram as semifinais de conferência, perdendo no jogo 7 para o Suns. 
   Em 2008 , tornou-se um agente livre irrestrito e apesar de propostas de Mavs, Nuggets e Suns, assinou com o Boston Celtics. Ele reencontrou velhos companheiros de equipe, Ray Allen e Kevin Garnett, e foi parte da equipe como membro do banco de reservas, o mais forte da NBA. Ele foi novamente campeão da NBA, seu terceiro anel e sua última partida como jogador profissional.
Assistente técnico desde 2009
   Na temporada seguinte, Cassell trabalhou como assistente de Doc Rivers, de forma não oficial, ainda elegível como atleta e sendo trocado para os Kings. Em 2009 começou a trabalhar como assistente técnico Flip Saunders no Washington Wizards, e John Wall credita a ele suas habilidades já que foi selecionado em 2010. A partir de 2014, Cassell começou a trabalhar no Clippers como assistente de Doc Rivers.
   Cassell teve uma memorável carreira na NBA, sempre sendo um diferencial nas franquias em que atuou. Ele marcou sua passagem na NBA como um jogador decisivo e um armador excelente, merecendo nossa recordação. Foi 3 x Campeão da NBA, 1 x All-Star e 1 x All-NBA Segundo Time, terminando a carreira com médias de 15.7 pontos, 6 assistências e 3.2 rebotes.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete