Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: James Worthy

Uma lenda de North Carolina
   Hoje nossa série vai relembrar um ídolo dos Lakers, um dos grandes alas da história da liga e de renome também nos tempos de universidade, um cara em quem Michael Jordan se espelhava. James Worthy, o ala de 2,06 metros que encantou a liga por anos.
   Nascido em Gastonia, Carolina do Norte, com médias de 21.5 pontos, 12.5 rebotes e 5.5 assistências por partida em seu último ano de Ashbrook High, ele liderou a equipe ao Campeonato Estadual. Ele foi nomeado para o McDonald's All-American de 1979, que contou com Isiah Thomas, Ralph Sampson e Dominique Wilkins.
   Depois de concluir o ensino médio foi jogar pela Universidade da Carolina do Norte, se destacando desde o começo, mas ainda em seu primeiro ano foi cortado por uma fratura no tornozelo. No seu segundo ano, em 1981, foi peça chave da equipe vice-campeã da NCAA, ao lado de Al Wood e Sam Perkins. Como junior foi o cestinha da equipe (15.6 pontos por jogo), um dos líderes da equipe campeã da NCAA, de uma das melhores equipes da história da competição, contando com o calouro Michael Jordan e Sam Perkins. Worhty dividiu o prêmio de jogador do ano com Ralph Sampson, de Virginia Cavalier. Na final contra Georgetown dominou o jogo, anotando 28 pontos, convertendo 13 dos 17 arremessos que tentou, além de 4 rebotes, essa performance lhe rendeu o título de MOP do torneio. 
   Com todo o seu sucesso, ele foi convidado a pular o último de Universidade e se inscrever no Draft da NBA. Ele completou sua licenciatura depois, no curso de verão e tem o seu número aposentado pela UNC. 
Como novato já chegou impondo-se
   O Los Angeles Lakers tinha recebido a escolha de primeira rodada do Cleveland Cavaliers para 1982 em uma troca, por Dan Ford em 1979. O Cavs terminou com o pior registro da temporada de 1981/82, deixando no ar a escolha, que após o sorteio saberiam se seria para os Cavs ou para os Clippers que teve a segunda pior campanha. Os Cavs venceram o sorteio, e os Lakers se tornaram então o primeiro e único time campeão da NBA a ter a primeira escolha geral do Draft, selecionando assim Worthy. O ala chegou com tudo, com médias de 13.4 pontos e postando o recorde para um novato em percentual de aproveitamento, com 57,9%, com sua dinamicidade para pontuar, triangulação e velocidade, foi um elemento indispensável para o ataque Showtime dos Lakers. 
   Ele tinha muita capacidade de jogar e costas para a cesta, com um arremesso com giro mortal, bom jump, dominava a posição. Mas seu ano de estreia acabou em Abril, quando fraturou a perna quando descia de um tapinha em uma partida contra o Phoenix Suns. Ainda assim, foi nomeado para o All-Rookie Primeiro Time, mas perdeu o restante da temporada. No ano seguinte, voltando saudável já tomou o posto de Jamaal Wilkes como titular. Os Lakers dominaram a conferência e chegaram as finais perdendo em sete jogos para os Celtics.
   Em 1985, comandados por Pat Riley mais uma vez enfrentavam os Celtics nas finais, buscando redenção. Por suas atuações no TD Garden, Worthy ficou conhecido como Big Game James, nos Playoffs teve médias de 21.5 pontose 62,2% de aproveitamento e contra os Celtics médias de 23.7 pontos, suas performances o consolidaram como um dos principais nomes da liga. Com isso Worthy se destacou, e atuou por sete All-Star Games consecutivos.
   Em 1986/87 eram só flores, mais um título da NBA e Worthy no auge de sua carreira com médias de 23.6 pontos nos Playoffs. Na temporada seguinte mais um título, o primeiro back-to-back desde os Celtics de 68/69, Worhty teve médias de 19.3 pontos na temporada regular e explodiu nos Playoffs, nas finais contra os Pistons teve médias de 22 pontos, 7.4 rebotes e 4.4 assistências, sendo que no jogo do título anotou 36 pontos, 16 rebotes e 10 assistências, lhe dando o título de MVP das Finais. 
Um dos grandes nomes da história
   Na temporada de 1989/90 os Lakers voltaram com tudo, com um recorde de 63-19 chegaram as finais de conferência e perderam para os Suns. Na temporada seguinte voltaram as finais da NBA, com Worthy anotando 21.4 pontos por jogo e a adição de Sam Perkins, mas não foi o suficiente para bater o Chicago Bulls de Michael Jordan. Essa foi a última chance de Worthy para conseguir o quarto título da NBA, lesões e o tempo de jogo foram o fim do ala, durante o Playoffs de 1991 lesionou feio o tornozelo, em 1992 teve de operar o joelho o tirando da temporada, e lhe tirando boa parte de sua impulsão e velocidade. Depois de lutar contra dores no joelho na pré-temporada de 1994/95 ele anunciou que se aposentaria em novembro de 1994, após 12 temporadas.
   Pelos Lakers ocupa a 6° posição de todos os tempos em pontuação (16320), 3° em roubos de bola (1041) e 7° em percentual de aproveitamento (52,1%), foi introduzido no Hall da Fama em 2003, é um dos 50 melhores jogadores de todos os tempos e tem o seu número 42 aposentado pelos Lakers. Foi 3 x Campeão da NBA, MVP das Finais de 1988, 7 x All-Star, tem seu número aposentado pela Universidade da Carolina do Norte, terminou sua carreira na NBA com médias de 17.6 pontos, 5.1 rebotes e 1.1 roubos de bola. Ele e Jordan foram companheiros de quarto na NCAA e Jordan se inspirava muito em Worthy para melhorar seu jogo, parece que deu certo, e o ala dos Lakers fez história na liga e merece nossa homenagem.
   

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete