Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Charles Barkley

Começo da história
   A nossa série vai homenagear um dos 50 melhores jogadores da história, membro do Dream Team, amigo de Jordan e um dos melhores ala/pivôs da liga, hoje vamos contar a história de "Sir" Charles Barkley. Ídolo dos Sixers, Suns e Rockets, tem uma história brilhante na liga.
   Barkley nasceu e foi criado em Leeds, Alabama, onde tentou jogar no Leeds High School, mas como junior de 1,78 m e 98,8 Kg, foi nomeado como reserva. No verão cresceu e foi a 1,93 m e no seu último ano tornou-se o titular da equipe, com médias de 19.1 pontos e 17.9 rebotes, levando sua equipe as semifinais estaduais com recorde de 26-3. Só aí foi visto por olheiros universitários, quando anotou 26 pontos contra o melhor jogador do recrutamento Bobby Lee Hurt. Um assistente do treinador de Auburn viu Barkley e disse, sobre um cara gordo que joga como o vento, ele foi recrutado por Sonny Smith e conclui administração em Auburn.
   Ele jogou por três temporadas em Auburn, sempre lutando para controlar seu peso, ele foi o reboteiro da SEC em todas suas temporadas. Ele conquistou os fãs, pegando rebotes e dando tocos compensando o seu físico, e como sua marca pegava rebotes defensivos e finalizava com uma enterrada no "coast to coast". Durante sua carreira universitária jogou como pivô, mais baixo que a média dos demais pivôs com 1,98 m. Ele é membro da equipe Auburn All-Século e detém até hoje o recorde de percentual de arremesso da carreira com 62,6% de aproveitamento. Ele ganhou vários prêmios, foi Jogador do ano da SEC, três vezes All-SEC, mais tarde foi nomeado Jogador da Década de 1980 da SEC. Em seus três anos teve médias de 14.8 pontos, 68,2% de aproveitamento, 9.6 rebotes, 1.6 assistências e 1.7 tocos. Em 2001 teve a camiseta número 34 aposentada em sua homenagem.
5° escolha do Draft de 1984
   Sua carreira na NBA começou no Draft de 1984, quando foi escolhido na quinta posição geral pelo Philadelphia 76ers. Em sua primeira temporada sobe a tutela de Moses Malone, foi capaz de gerir seu peso e se condicionar de forma adequada para a NBA. Nessa temporada foi eleito para a equipe All-Rookie, com médias de 14 pontos e 8.6 rebotes por partida, ainda chegaram aos playoffs e perderam nas finais de conferência para o Boston Celtics. Na temporada seguinte tornou-se o líder da equipe em rebotes e o segundo cestinha, com médias de 20 pontos e 12.8 rebotes por jogo e se tornou titular da equipe, perdendo nas semifinais de conferência. 
   Na temporada 1986/87 tornou-se o líder da equipe com a saída de Moses Malone, ano em que foi o líder da liga em rebotes (14.6 por jogo) e em rebotes ofensivos (5.7). De quebra teve média de 23 pontos e 59,4% de aproveitamento, sendo eleito para o All Star Game pela primeira vez. Na temporada seguinte com a saída de Doctor J., Barkley tornou-se o jogador da franquia, fazendo dessa a sua temporada mais produtiva da carreira, com médias de 28.3 pontos, 11.9 rebotes e 58,7% de aproveitamento, sendo novamente All Star e All NBA First Team. Ele seguiu jogando em alto nível nas temporadas seguintes, na temporada 1989/90 ficou em segundo na votação para MVP, levou a equipe a 53 vitórias mas novamente caíram na pós temporada contra o Chicago Bulls. 
   Em sua sétima temporada e no quinto All Star Game, ele liderou o Oeste a vitória com 17 pontos e 22 rebotes, maior marca desde Wilt Chamberlain com 22 rebotes em 1967, sendo nomeado o MVP. A temporada de 1991/92 foi a última de Barkley com os Sixers, onde jogou com o número 32 em homenagem a Magic Johnson que havia se retirado por causa do HIV, teve médias de 23.1 pontos e 11.1 rebotes, com 55,2% de aproveitamento, encerrou a carreira na franquia como 4° maior cestinha, terceiro em média de pontos, terceiro em rebotes, oitavo em assistências e segundo em percentual de aproveitamento. Foi o líder em rebotes e percentual de aproveitamento por sete temporadas seguidas, e seis vezes em pontuação. No final dessa temporada foi negociado com o Lakers, mas o Sixers voltou atrás e ele foi oficialmente apresentado pelo Suns em 1992.
MVP chegou na temporada de 92/93
   A troca foi boa para Barkley e o Suns, ele levou a equipe ao melhor recorde da liga com 62-20, tendo médias de 25.6 pontos, 12.2 rebotes, 52% de aproveitamento e a média mais alta da carreira em assistências com 5.1 por jogo. Com isso foi eleito o MVP e tornou-se o terceiro jogador na história da NBA a ser MVP no ano seguinte a troca de franquia, sem contar que levou as Finais da NBA pela primeira vez desde 1976. Mas novamente nas finais foi derrotado por Jordan. A temporada seguinte foi conturbada por lesões, mas mesmo assm Barkley anotou 56 pontos em um jogo dos Playoffs contra os Warriors, a terceira maior marca da NBA. A temporada de 1995/96 marcou sua última como membro dos Suns, ele foi o líder da equipe em pontos, rebotes e roubos de bola, 23.3 pontos, 11.6 rebotes e 77% de aproveitamento dos lances-livres, sua melhor marca na carreira. Ele se tornou o décimo jogador da história a anotar 20000 pontos e 10000 rebotes na carreira, e após a eliminação na primeira rodada dos Playoffs foi negociado para o Houston Rockets. 
Última tentativa de vencer a NBA
   Sua ida para Houston foi sua última tentativa de vencer a NBA, juntando-se a Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler na temporada 1996-97. Em seu primeiro jogo, já teve a melhor marca da carreira em rebotes com 33. Ele continuo a lutar contras as lesões e jogos apenas 53 jogos, ainda assim foi o segundo cestinha da equipe com 19.2 pontos de média e 13.5 rebotes, mas perderam nas finais de conferência para o Utah Jazz. Na temporada de 1997/98, Barkley novamente sofre com lesões e o Suns foi eliminado na primeira rodada dos Playoffs contra o Jazz. Ainda nesse ano, ele se tornou o segundo jogador na história a acumular 23000 pontos, 12000 rebotes e 4000 assistências na carreira. A temporada derradeira de sua carreira foi 1999/00, quando teve médias de 14.5 pontos e 10 rebotes por jogo, se despedindo das quadras dia 19 de abril de 2000 contra o Vancouver Grizzlies. 
   Além disso, na sua carreira Barkley foi duas vezes campeão olímpico, com o Dream Team de 1992 e depois em Atlanta 1996. Em ambas campanhas foi o líder em pontos e percentual de arremessos, detentor do recorde olímpico de pontuação com 30 pontos em 1992. 
   Barkley marcou o basquete com seu jogo físico, que lhe renderam os apelidos de Sir Charles e The Round Mound off Rebound, além disso, suas posições fora das quadras as vezes controversas o fizeram uma figura marcante da história da NBA. Ele terminou sua carreira com 16 temporadas jogadas, com 22.1 pontos, 11.7 rebotes e 3.9 assistências de média por jogo, 1 x MVP, 11 x All Star, 1 x MVP All Star Game, 5 x All NBA First Team, eleito como um dos 50 melhores jogadores da história, tem seu número 34 aposentado por Sixers e Suns. Detentor de dois recordes da temporada regular, com maior número de rebotes em um tempo (13) e maior número de rebotes ofensivos em um período (11), e outros três em playoffs, com o maior número de lances-livres convertidos em um tempo (19), mais lances-livres cobrados em uma série de sete jogos (100) e mais erros em uma série de sete jogos (37). E mesmo com todos esses feitos não conseguiu sequer um título, entra no grupo dos grandes astros que não venceram a NBA.
   A carreira desse monstro foi consagrada com a entrada no Hall da Fama em 2006, e atualmente Barkley é comentarista da TNT e faz um trabalho muito bom diga-se  de passagem. Por tudo que fez e ainda faz pelo basquete, Sir Charles merecia ser homenageado. 


Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete