Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Elgin Baylor

Jogando contra seus maiores rivais
   Hoje falo sobre uma lenda viva dos Lakers, muito antes de Kobe, Magic ou Abdull-Jabbar, quem ditava o tom era Elgin Baylor. Ele foi o cara dos Lakers ppor um bom tempo, jogando 13 temporadas na NBA, chegando a oito finais, ainda sendo técnico e executivo, tendo o seu número #22 aposentado pelos Lakers. Como atleta foi um arremessador talentoso, forte reboteiro e um excelente passador, a história do craque é requintada.
   O ala de força de 1,96 m e 102 Kg se destacou ainda no High School, jogando por Phelps (51/52) e Spingarn (54), ambas escolas de D. C, onde fez sucesso anotando pela primeira com médias de 27.6 pontos e na segunda com médias de 36.1 pontos, detalhe que ficou dois anos sem estudar, apenas trabalhando e jogando de forma recreativa em pequenas ligas. Por conta de um registro escolar equivocado, Baylor ficou de fora da universidade até que um amigo lhe conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Idaho, onde foi para ser atleta de basquete e futebol americano. Infelizmente, após um ano o técnico de basquete foi demitido e as bolsas restringidas. Um negociante lhe levou para Seattle onde era esperado, após ficar um ano fora para jogar por uma equipe de Seattle, tornou-se elegível e ingressou nos Seattle Chieftains (atualmente Redhawks), jogando por dois anos e levando a equipe as finais da NCAA de 1958 perdendo para Kentucky, última aparição da equipe em finais. Em seus três anos como universitário obteve médias de 31.3 pontos e foi o líder em rebotes na temporada 1956/1957.
Lenda nos Lakers, #22 imortalizado
   Em 1958 foi escolhido na primeira posição do draft, quando chegou aos Lakers a franquia passava por maus momentos, pois havia acabado os anos dourados de George Mikan e o time possuía problemas na quadra, pois na temporada anterior acabou com um time lento, volumoso e envelhecido. Baylor era visto como a salvação para os Minneapolis Lakers, um atleta bem atlético e bom em todos os fundamentos, peça chave para o renascimento da equipe. Já em ano como novato terminou a liga em quarto na pontuação (24.9 pj), terceiro em rebotes (15.0 pj) e oitavo em assistências (4.1 pj), teve um jogo de 25 pontos que é a terceira maior marca da história para um novato. Só por isso foi o Novato do Ano e de quebrar levou os Lakers,que eram os últimos na temporada de 1957, as finais da NBA. Era um arremessador nato, com médias de 34.8, 38.3 e 34.0 pontos por jogo nas temporadas de 1961, 62 e 63 respectivamente, e no dia 15 de novembro de 1960 estabelecia o novo recorde de pontuação da NBA com 71 pontos contra os Knicks, junto com 25 rebotes. Quando conseguiu tal pontuação quebrou o seu próprio recorde de 64 pontos estabelecidos na temporada anterior, ano em que foi o MVP (1959). 
   Aposentou-se na temporada 1971/72 após nove jogos e problemas sérios em seu joelho, infelizmente escolheu um momento ruim, perdendo de realizar dois feitos. Ser campeão da NBA e o primeiro jogo após sua aposentadoria foi quando os Lakers iniciaram a sequencia de 33 vitórias consecutivas e o recorde da liga. Ainda assim , os Lakers lhe deram um anel de campeão mesmo que não fosse mais um jogador ativo. Baylor foi um dos últimos alas de força pequenos da liga, hoje em dia todos são do seu tamanho o maiores que ele, terminou a carreira com 23.149 pontos, 3.650 assistências, 11.463 rebotes em 846 jogos. Foi 10 vezes selecionado para o time ideal da liga e 11 vezes all-star, foi rankiado como o 11° melhor jogador da história da liga e entrou para o Hall da Fama do Basquete em 1977. Para mim é o melhor jogador da história que não ganhou um campeonato.
   Foi assistente técnico no New Orleans Jazz, mas teve um recorde negativo de 86 vitórias e 135 derrotas, se retirando do cargo após a temporada 78/79. Em 1986 foi para o Los Angeles Clippers trabalhar como vice presidente de operações de basquete, ficando por lá 22 anos e sendo eleito o Executivo do ano em 2006, quando os Clippers conseguiram vencer a primeira série de Playoffs, o que não acontecia desde 1976. Muito dos Lakers se deve a esse monstro, o cara fez história e por isso é uma lenda que não pode ser esquecida.
   

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete